2 DE FEVEREIRO · 15H · BIBLIOTECA DA PENHA DE FRANÇA
A Casa Cheia propõe, através da sua programação, pensar a Comunidade Futura.
Que comunidade será essa? Onde habitará essa comunidade? Qual a importância dessa comunidade?
Estás serão as questões lançadas nestas Conversas do Futuro e que pretendem criar um diálogo entre as pessoas artistas programadas pela Casa Cheia, as pessoas convidadas e o público.
· FERNANDO PINTO DO AMARAL ·
Fernando Pinto do Amaral nasceu em Lisboa em 1960. Frequentou a Faculdade de Medicina, mas abandonou o curso, vindo a licenciar-se em Línguas e Literaturas Modernas, concluindo o Mestrado e o Doutoramento em Literatura Portuguesa. É Professor do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras de Lisboa. Publicou desde 1990 seis livros de poesia, dois volumes de ensaio e traduziu poemas de Baudelaire, Verlaine, Jorge Luís Borges e Gabriela Mistral.
Prefaciou edições de poesia de Camões, Bocage, Antero de Quental, Cesário Verde, Ruy Cinatti, Tomaz Kim e Luís Miguel Nava, entre outros. Integra desde 1996 a direcção da Fundação Luís Miguel Nava e o Conselho Editorial da revista Relâmpago. Foi comissário da exposição “100 Livros do Século” (CCB, 1998), tendo igualmente comissariado as presenças portuguesas na Feira do Livro de Frankfurt em 1998 e 1999, bem como no Salão do Livro de Genebra em 2001 e na LIBER – Feira do Livro de Barcelona em 2002.
Publicou ainda o álbum 100 Livros Portugueses do Século XX (Instituto Camões, 2002), um livro para crianças e o volume de contos Área de Serviço e Outras Histórias de Amor (2006). O seu “Fado da Saudade”, cantado por Carlos do Carmo, recebeu em Espanha o Prémio Goya para melhor canção original em 2008. O Segredo de Leonardo Volpi (2009) é o seu primeiro romance.